
- Este evento já decorreu.
Exposição «UMA CAMILIANA POVOENSE», do camilianista Damião Vellozo Ferreira, na Galeria Municipal de Exposições no Theatro Club
1 Junho, 09:00 - 18:00

A exposição «UMA CAMILIANA POVOENSE», do camilianista Damião Vellozo Ferreira, tem abertura marcada para o dia 1 de junho, pelas 17h30, na Galeria Municipal de Exposições no Theatro Club, na Póvoa do Lanhoso.
A autarquia povoense é uma das entidades signatárias de um protocolo para a implementação das Comemorações oficiais do Bicentenário do Nascimento de Camilo Castelo Branco, designado “Camilo a Norte 200”, coordenado pela CCDR Norte, numa dinâmica que conta com a envolvência de mais de três dezenas de parceiros.
A data escolhida coincide com o aniversário da morte do autor (1 de junho de 1890).
Nesta iniciativa estará patente um conjunto de primeiras edições da obra camiliana, com enfoque especial na obra «Amor de Perdição» — com exemplares de primeiras edições em mais de dez línguas diferentes. Serão também apresentados romances cuja ação principal decorre na Póvoa de Lanhoso, como «O Demónio do Ouro» (1873 e 1874), «A Brasileira de Prazins» (1882) e «A Maria da Fonte» (1885), entre outros.
Esta exposição, que já foi patenteada em 1997 na Póvoa de Lanhoso, incidirá em algumas raridades. Entre estas, destaca-se uma primeira edição de “A Infanta Capelista”, da qual existem apenas cerca de dez exemplares, e que só poderá ser observada em momentos pré-determinados. Esta peça tem uma história particular, que será partilhada aquando da abertura. A exposição será ainda complementada com um conjunto de sedas e outras peças de uso pessoal do romancista.
A Póvoa de Lanhoso foi palco de tramas em diversos romances de Camilo, como é o caso de “Maria da Fonte”, “O Demónio do Ouro” e “A Brasileira de Prazins”, obras de inestimável valor que são referências da literatura portuguesa.
A exposição poderá ser visitada até ao dia 28 de junho, de 3.ª a 6.ª feira, entre as 9h00 e as 12h30 e entre as 14h00 e as 18h00. Nos dias de espetáculo, a Galeria abre às 20h30.
Entrada é livre!